sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Arroio do Sal- Parque Tupancy RS


O Parque Natural Municipal Tupancy situa-se no balneário Tupancy (em Tupi-Guarani significa Mãe de Deus), entre os balneários Atlântico (ao norte) e Rondinha Velha (ao sul), no município de Arroio do Sal , Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. O Parque encontra-se a 180 km de Porto alegre e seu acesso é totalmente asfaltado. 
 
 
O Parque tem origem na década de 50, quando foi registrado o loteamento Tupancy pertencente a uma tradicional família da região. Em 1990 parte deste loteamento foi oferecido a Prefeitura de Arroio do Sal com a condição de que esta área fosse destinada a criação de uma Unidade de Conservação.
 
 
A vegetação do Parque caracteriza-se por espécies remanescentes da Mata Atlântica. O Tupancy abriga em seus domínios, um rico patrimônio florístico com bromélias, orquídeas e araçazeiros, que em quantidades e portes variáveis distribuem-se por toda área do parque. Destacam-se ainda coronilhas, figueiras, capororocas, vassouras vermelhas e rica vegetação pioneira que se espalha sobre os campos de dunas. A fauna do Parque condiz com a diversidade de sua flora. Exemplares de várias espécies compoem um complexo e incomum cenário à beira-mar. Toda a fauna do Tupancy está perfeitamente adaptada às condições características da área, mas particularmente o Cisne de Pescoço Preto, espécie presente na lista de animais em extinção, reproduz com regularidade no Parque
 
 
Situado numa das maiores restingas brasileiras (Restinga de São José do Norte), área de preservação sem igual no Litoral Norte do RS, o Parque é uma dos mais ricos patrimônios naturais do município, condição que coloca Arroio do Sal no cenário nacional de centros urbanos preocupados com conservação de áreas de Mata Atlântica e Dunas Litorâneas. Distribuídas em seus 21 hectares o Parque possui três lagoas: a Lagoa Tupancy, em torno da qual se encontra um Criadouro Conservacionista; a Lagoa de Banho, tradicional área de lazer principalmente em dias ventosos quando o mar não oferece condições de banho e a Lagoa do Remanso, a maior e mais preservada de todas. Banhados, áreas alagadiças e nascentes completam o panorama hídrico do Tupancy.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário