domingo, 20 de fevereiro de 2011

Porto Xavier-RS

  Porto Xavier é um dos recentes municípios do Alto Uruguai. Seu povoamento deu-se pelo ano de 1870 com o nome inicial de São Francisco Xavier, depois de São Xavier, Cerro Pelado e consolidou-se como Porto Xavier, devido a ser porto sobre o rio Uruguai e o nome primitivo. A origem do atual território começa com as Reduções Jesuíticas, fundadas pelo Padre Roque Gonzales, na primeira metade do século XVII, na Região das Missões. Historiadores relatam, que pela Fundação da Redução de San Javier, no ano 1626, em frente a esta cidade e no mesmo nome, na margem direita do rio Uruguai, bem como a Redução de Assunção do Ijuí, no ano de 1628, distante cerca de 15km de Porto Xavier, ali se iniciou a povoação. conforme fazem referência muitos estudiosos do assunto, os Mamelucos, no período de um século, não mais causaram incômodos à região dos Sete Povos das Missões. Em 1916, com a criação da Mesa de Renda Alfandegadas, passou a denominar-se de Porto Xavier. A importância da localização geográfica de Porto Xavier, como elo da ligação e intercâmbio entre Brasil e Argentina, ficou bem evidenciado. Em 15 de maio de 1966, tomava posse o primeiro administrador, interventor Federal, nomeado pelo Presidente da república e com isso Porto Xavier efetivamente passou a Município, tornando-se independente política e administrativamente.

Balça Rio Uruguai Fronteira Brasil
Balça Rio Uruguai Fronteira Brasil

ROTA MISSÕES
Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.

Vista do Porto
Vista do Porto


Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!

Rio
Rio

Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens.


Por do Sol na Ilha, Por Dirceu Taube Percincula
Por do Sol na Ilha, Por Dirceu Taube Percincula

Nenhum comentário:

Postar um comentário