terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

História de Esteio-RS

João Palma da Silva, publicou em uma crônica dos municípios, publicada em 18.10.1966 no Correio do Povo: 1872 - ainda no período de costrução do trecho da estrada de ferro Porto Alegre - São Leopoldo, havia um mato com o nome Capão dos Esteios, após veio a se modificar para ser chamado Mato do Esteio, isto na época em que Saturnino Mathis Velho transferiria a terra para seus sucessores no século passado. A ponte ferroviária era então chamada Ponte dos Esteios (sobre o Rio Sapucaia), tendo sido instalada uma parada, Estação Esteio, para o abastecimento de água da locomotiva.
Devido a seu crescente progresso e ao descontentamento com o tratamento dispensado pelo município de origem, com a sede administrativa ao futuro município, teve início um movimento, que a princípio não foi recebido com muita importância.
Na ocasião, foi marcada uma reunião preparatória para 27 de Novembro do mesmo ano, para tratar do plebiscito que foi conseguido pela lei número 2.116 de 24 de Setembro de 1953. A realização do mesmo se deu em 8 de Dezembro de 1954, sancionada pelo governador Ernesto Dornelles, desmembrando Esteio da Feitoria do Linho e do Cânhamo, atual São Leopoldo.
Em 20 de Dezembro de 1954, foi realizado o pleito para a escolha da sua primeira administração, sendo eleito prefeito Luiz Alécio Frainer. No dia 28 de Fevereiro daquele ano, foi realizada a reunião para a instalação do município de Esteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário