sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Portão-RS

Como consequência do Tratado de Madrid em 1750 e da extinção das missões jesuíticas, o Rio Grande do Sul foi dividido em grandes fazendas ou estâncias que foram entregues a famílias de militares ou amigos do Imperador, visando ocupar território, e com isso proteger as fronteiras. No final de 1788, algumas destas fazendas, no vale do Rio dos Sinos, foram desapropriadas para a implantação da Real Feitoria do Linho Cânhamo, estatal portuguesa destinado à produção de fibras para cordas e velas de navios.

praça do chafariz, Por luis fernando
praça do chafariz, Por luis fernando


No início de 1789, foi construído um portão junto à margem esquerda do Arroio Correa, divisa natural com o Rincão do Cascalho, bloqueando a estrada (mais tarde Estrada Júlio de Castilhos) que ligava Porto Alegre ao centro do Estado. A Feitoria faliu e em suas terras foi feito o primeiro assentamento de imigrantes alemães no Estado em 1824. Este PORTÃO que existiu por muitos anos, mudou o nome do Arroio, deu nome ao povoado que surgiu ao longo da estrada, à Estação de trem (hoje desativada) e ao Bairro que se formou em sua volta, e em 9 de Outubro de 1963 deu nome à cidade. Nas fazendas da margem direita do Arroio, desde a Bom Jardim ao norte até a Estância Nova ao sul, era criado o gado, cultivadas frutas cítricas, mandioca, milho, cana-de-açúcar e até trigo.

Igreja Luterana-Jacson Hartmann
Igreja Luterana-Jacson Hartmann

Os imigrantes alemães compraram terras e transformaram as fazendas em minifúndios. O comércio foi fortalecido, assim como a indústria do couro teve incremento com a chegada dos curtumes. Hoje, Portão se destaca pela cultura, gastronomia, artesanato, produtos químicos e indústrias de calçados e componentes. São heranças deixadas por nossos antepassados, que somados às tecnologias de ponta do mundo atual, geram um crescimento ordenado e constante do município.

Fonte
Fonte


TURISMO

A cidade de Portão é um lugar cheio de bonitas paisagens e de uma área rural muito bem aproveitada. A região é cercada por Acácias Negras, plantações de citrus e floriculturas ao longo da rodovia.

Principais Pontos Turísticos
Praça Armando A. Mattes
(Praça do Chafariz), situada no centro da cidade, também é um ponto a ser visitado. 

praça do chafariz, Por luis fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário