sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Montenegro-RS

   Em 1768 havia, já em terras do atual município de Montenegro, o que parece ter sido o núclo inicial de povoamento. Paulitas, catarinenses e açorianos contribuíram grandemente para que o primitivo núcleo, em breve, se multiplicasse em vários outros. Os moradores dedicavam-se s a plantação de laranja e a pecuária e não tardou para que a produção de suas charqueadas abastecesse Porto Alegre e Rio de Janeiro. Mais tarde, à margem do Rio Caí, no local da atual cidade, estabeleceu-se Tristão José Fagundes que se encarregava da travessia de passageiros de uma para outra margem. No local, logo denominado "Passo do Triunfo", povoou-se, prosperou e em 1855, se erguia a Capela Curada sob a invocação de São João. Em 1867, criava-se a freguesia de São João Batista de Montenegro, desmembrando-se de Triunfo. A vida de imigrantes alemães veio dar novo impulso ao desenvolvimento e, nesse mesmo ano, foi solenemente instalado o município. Por causa de um manto escuro que parecia envolver o conjunto de elevações que dominam a região, em especial os morros São João e Montenegro, os primeiros povoadores deram à localidade que fundaram em 1855, o nome de Montenegro. O território às margens do Rio Caí pertencia ao município de Triunfo, e a emancipação ocorreu 18 anos depois. Os primeiros povoadores - paulistas, catarinenses, açorianos e velhos soldados cansados das lutas fronteiriças - disputavam o território com os índios que habitavam a região. O nome atual (Montenegro, sem o São João) seria formalizado em 1938. Na terceira década deste século, a cidade já mostrva dinamismo e riqueza.


Vista do Morro São João-rainesh 
                           Principais Pontos Turísticos



     FUNDARTE
   Fundação conhecida internacionalmente pelos eventos culturais que realiza, como o Festival de Música e o Seminário Nacional de Arte-Educação. Ministra cursos de música, dança, teatro, e artes visuais. Localiza-se na Rua Capitão Porfírio, 2141, na sede do município.

Morro São João-Vista do Centro-segacool 

     MORRO SÃO JOÃO
   Destaca-se entre os nove morros existentes no local devido a sua localização, no centro do município. Para chegar-se ao topo, deve-se percorrer 1800m por um caminho repleto de vegetação nativa e dois mirantes que proporcionam uma ampla visão dos demais morros e de toda a região, inclusive a capital gaúcha.

Morro São João-Plinio H. Lorenz 

     BALNEÁRIO MUNICIPAL
   Apresenta ampla área verde cercada e própria para banho. Localiza-se junto ao rio Caí, no início da rua Ramiro Barcelos, na sede do município.

Trilhos-Fabiano Coelho 

     RANCHO HERANÇA E TERRA
   O local oferece aulas de equitação, estabulagem e passeios a cavalo pela encosta do morro Montenegro. Localiza-se na Estrada das Américas, 600, em frente ao aeroclube, a 05km da sede do município, com acesso pela RS 124. Recebe visitação de terça a domingo, das 09h às 18h.

Parque Centenário-Reverendo_POA 

     CAIS DO PORTO DO RIO CAÍ
   O cais de Montenegro foi o portão de entrada dos imigrantes na região, no início do século XIX. O local está passando por um processo de revitalização, onde um calçadão com 2484 metros está em fase de conclusão em torno do local, à beira do rio Caí. Localiza-se no início da rua Ramiro Barcelos, na sede do município.

Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário