segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

São Nicolau-RS

Fundados pelos padres jesuítas no Rio Grande do Sul, conhecidos também como Missões Orientais.

São eles: São Nicolau (atual município de mesmo nome); São Francisco Borja (atual São Borja); São Luiz Gonzaga (atual município de mesmo nome); São Miguel Arcanjo (atual São Miguel das Missões); São Lourenço Mártir (atual São Lourenço das Missões); São João Batista (atual Entre-Ijuís) e Santo Ângelo Custódio (atual Santo Ângelo).

Os Sete Povos fazem parte de um importante capítulo da história do Rio Grande do Sul. Deram origem a cidades prósperas, auxiliaram na delimitação de fronteiras, e foram tema para a formação de um grande folclore regionalista de tom heróico em torno das figuras dos padres e dos índios, dentre os quais em especial Sepé Tiarajú. A cultura desenvolvida nestes centros chegou a alto nível de complexidade em termos de arte, urbanismo e harmonia social, e suas relíquias ainda podem ser vistas nos sítios arqueológicos e nos museus regionais. Sua importância é tamanha que foi digna da atenção da UNESCO, e o acervo de estatuária que se preservou e está espalhado em coleções privadas e públicas é hoje patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

São Miguel das Missões foi considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em dezembro de 1983.

Os Sete Povos das Missões

São Nicolau foi o primeiro dos sete povos a ser fundado; sendo seu nome escolhido em homenagem ao padre Nicolau Duran Mastrilli que se tornou Santo da Igreja Católica ao qual se atribui a origem da figura do PAPAI NOEL.

Os primeiros habitantes da região eram ameríndios do grupo tupi-guarani, dóceis por natureza, o que favoreceu o trabalho de catequese dos padres da Companhia de Jesus.
Em 3 de Maio de 1626, foi fundada a Redução de São Nicolau e rezada a primeira missa em solo riograndense.
 

Ruínas da Praça Roque Gonzalez


No começo de 1683, a Bandeira de Francisco Bueno, investe contra as Reduções, de São Carlo, Todos os Santos, Candelária e São Nicolau, nesta última, houve, um sangrento combate em que os indígenas são totalmente derrotados e, na retirada, os portugueses levam consigo dois mil índios cativos. O que, faz parte do primeiro ciclo da Evangelização Jesuítica.

Em 2 de fevereiro de 1687, fundava-se novamente São Nicolau, com cerca de três mil indígenas, provenientes da planície Argentina. Muitos indígenas que haviam sido derrotados na invasão de 1683, regressaram, trazendo seus apetrechos e trataram de recuperar as taperas, enquanto dedicavam-se à lavoura.

Praça Roque Gonzales

Depois de um ano de intenso trabalho de recuperação, abateu-se sobre o povoado, um intenso furacão, que o destruiu. Voltaram ao trabalho de recuperação, e decorrido mais um ano, um incêndio destruiu novamente a maior parte do povoado. Passadas, porém estas adversidades, o povoado volta a prosperar. Instalaram-se olarias e carpintarias, demarcaram-se as ruas, refizeram-se as casas e o Templo. O Templo construído era majestoso. Não se sabe exatamente quem teria sido o fandador de São Nicolau nesta etapa, o certo, porém, é que o Padre Anselmo de La Mata quem concluiu a Igreja. São Nicolau torna-se o mais populoso povoado e o que tinha os maiores rebanhos de gado, ovinos e equinos.

Em 1732, a população atingia o número de 7.751 pessoas. No final do século XVIII, durante a epidemia de varíola, este povo foi o mais atingido, havendo grande mortalidade.

Em 1750, o Tratado de Madrid, acordo de limites entre Espanha e Portugal, tenta transmigrar os Sete Povos das Missões da banda Oriental para a banda Ocidental do Rio Uruguai. Este tratado provoca a Guerra Guaranítica (1753/1756).

Em 1761, o rei Carlos III anula este Tratado, voltando aquelas terras ao domínio da Espanha (Jesuítas e Guaranis).
 


Em 1801, os Sete Povos das Missões, entre eles São Nicolau são conquistados pelos Portugueses, passando novamente a fazer parte do Brasil.

Em 1854, São Nicolau foi incorporado ao Município de Cruz Alta. Em 1857, passou a fazer parte de São Borja, em 1873 de Santo Ângelo e em 1830 à São Luiz Gonzaga.

Em 31 de março de 1938, São Nicolau passou a categoria de Vila.

Passou a condição de município de acordo com a Lei Estadual 5.104, de 23 de novembro de 1966.


Nenhum comentário:

Postar um comentário