quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

São Borja-RS

                 HISTÓRIA DA CIDADE
   São Borja sob a invocação de São Francisco Borja, foi fundada pleo jesuíta espanhol Padre Francisco Garcia, no ano de 1682 e instalado efetivamente como povoado, com jurisdição própria, em 1690. Foi o primeiro dos Sete Povos Missioneiros, a ser organizado após a primeira fase das Missões Orientais, que haviam sido derrocadas pela invasão dos bandeirantes que as destruiram totalmente.
   Povoada por índios reduzido, sob jurísdição social dos jesuítas e tutela política da Espanha, São Borja passou ao domínio português no ano de 1801, através da conquista do Território das Missões por Borges do Canto, Gabriel de Almeida e Manoel dos Santos Pedroso. Pela distribuição de sesmarias aos soldados e colonos portugueses, iniciou-se então o povoado de maneira efetiva.
   Adminstrativamente São Borja pertenceu a Rio Pardo, do qual foi desmembrada por Resolução Provincial de 11 de março de 1833, assinada pelo então governador da província Manoel Antônio Galvão. Essa Resolução dava validade a tranferência do Alvará Imperial de 13 de outubro de 1817, o qual criava Vila de São Luiz Gonzaga - não instalada na época por precariedade de meios.
   Em 04 de abril de 1834 era juramenta na Câmara Municipal de Rio Pardo, e logo eleito vereador da Câmara Municipal.
   Em Termo Municipal de 21 de maio de 1834, foi instalada a Vila de São João, em 08 de maio de 1846, era então elevada à categoria de Paróquia sob a invocação, agora oficial, de São Francisco Borja. A Lei nº 185 de 22 de outubro de 1850, criava em São Borja sua primeira Comarca. Finalmente, em 21 de dezembro de 1887, era elevada à condição de cidade.


Museu João Goulart

Principais Pontos Turísticos




Cemmitério Jardim da Paz
Local onde estão sepultados os três mais eminentes filhos de São Borja e ex-presidentes da República: Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Lá também estão os restos mortais do Barão de São Lucas e do Republicano Abolicionista Apparício Mariense da Silva. Localiza-se no bairro Florêncio Aquino Guimarães, recebendo visitação diariamente, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

Cemitério Velho
Também chamado de Cemitério das Crianças e Cemitério Paraguaio, localiza-se no bairro do Passo, um dos mais antigos de São Borja. Visitação em horário permanente.

Cruz de Lorena

A cruz de barra dupla, ou Cruz de Lorena, conhecida no cristianismo, era símbolo de Jerusalém. O patriarca a oferecia em adoração e consolo do povo durante a quaresma. Devia assim proteger a comunidade contra tempestades, granizo e tormentas, também relacionada com a arte de curar. Seu nome se deu em homenagem a Godofredo de Boiullon, Duque de Lorena. O padre Ignácio Loyola, fundador da Compania de Jesus, adotou a cruz como símbolo das Reduções Jesuíticas, e os padres Luiz Ernot e Manoel Bertod, fundadores de São Tomé, encarregaram-se de trazê-la para as Missões em 1632. A Cruz de Lorena de São Borja localiza-se no trevo de acesso à cidade de Itaqui, recebendo visitação em horário permanente. 
Memorial à Getúlio Vargas-Foto:ciclosinos


Túmulo de MAria do Carmo
Santa profana, Maria do Carmo era uma prostituta conhecida na comunidade, com um belo físico e bom coração, mas dada à bebida. Teria sido morta mais ou menos durante a Guerra do Paraguai, pelo último dos seus amantes, um militar graduado. Com o tempo, espalhou-se a fama de santidade. Mulheres, especialmente, procuravam a sua sepultura e, em troca de promessas feitas e graças alcançadas, deixavam aos pés de sua sepultura garrafas de cachaça e maços de cigarros. Muitos anos após, já solidificada na tradição popular a sua fama de santa, foi construído, pelo Coronel Serafim Vargas, um túmulo em alvenaria, alvo, que recebe até hoje romarias de seus devotos e fiéis. Acesso pela Rua Arthur Oscar.

Estátua do Padroeiro
A estátua do padroeiro de São Borja, São Francisco de Borja, foi esculpida pelo irmão Brasanelli, em madeira de cedro retirada matas locais. Conforme August Saint Hilaire, o irmão Brasanelli teve grande cuidado com as medidas da figura, tendo que esculpi-la de joelhos para facilitar o deslocamento da imagem em dias de procissão. A estátua localiza-se no trevo de acesso às cidades de Santiago e São Luiz Gonzaga, recebendo visitação permanente. 

Granja São Vicente
O local pertenceu ao ex-presidente João Belchior Marques Goulart.

Museu da Estância e Museu Ergológico
Na sede do Grupo Amador de Arte Os Angüeras está o Museu de Estância, um dos únicos museus erológicos do Brasil. Rua João Palmeira, s/nº Visitação: das 8h às 11h30min e das 13h30min as 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Museu Getúlio Vargas
Na casa onde morou o Ex-Presidente do Brasil, está localizado um museu que contém objetos pessoais e históricos que lembram momentos importantes da trajetória política de Getúlio Vargas. Av. Presidente Vargas Visitação: das 8h às 17h de segunda a sábado.

Mausoléu Getúlio VArgas
No meio da Praça XV de Novembro, no centro da cidade, está o Mausoléu projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Esta obra foi inaugurada na passagem dos 50 anos do falecimento do grande estadista brasileiro. 

Cais do Porto- Pôr-do-sol, Por São Borja 

Cais do Porto
Distante a 6 km da sede. No lugar onde há o mas bonito pôr-do-sol da região, encontramos uma completa infra-estrutura com bares que servem o típico peixe frito. É um local moderno, situado junto ao antigo porto onde havia a travessia de balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário