domingo, 27 de fevereiro de 2011

Não Me To que-RS

  Os indícios das primeiras instalações na Região do Planalto Médio, Microrregião do Alto Jacuí, datam da 1ª metade do século XIX com a fixação do elemento luso que se dedicou a pecuária originando as estâncias em meados de 1827.
Em fins do século, novos elementos colonizaram a região. De origem ítalo -germânica, os imigrantes provindos das Colônias Velhas do Rio Grande do Sul, vieram dar início a atividade agrícola. O povoado de Não-Me-Toque prospera são construídas as primeiras capelas da religião católica e outra da protestante. Em 1904 funda-se a primeira Escola Evangélica.
Nessa época a vila de Não-Me-Toque pertencia a Passo Fundo sendo que, anteriormente fez parte do território de Cruz Alta e de Rio Pardo, este último um dos quatro primeiros municípios gaúchos. Depois de ser segundo distrito de Carazinho, o município consquistou sua emancipação política administrativa em 18 de dezembro de 1954, pela Lei Estadual nº 2555, sendo instalado oficialmente em 28 de fevereiro de 1955.


Paróquia Cristo Rei-www.pastoral.com.br
Paróquia Cristo Rei

Principais Pontos Turísticos

CASA DE CULTURA DR. OTTO STAHL
Rua Cel. Alberto Schmidt, 518 - Localizada no centro da cidade. Casa em estilo alemão, em madeira, construída em 1929. Conserva as características do estilo. No interior está o museu - Horário: 8h15 às 11h30min e 13h30min às 17h.
MONUMENTO AO IMIGRANTE ALEMÃO
Obelisco construído na praça central em 1924, (centenário da Imigração Alemã). No seu interior foram colocados jornais, revistas e outros escritos em alemão. No lado frontal foi colocado, em 1974, (Sesquicentenário) o busto da Imperatriz D. Leopoldina, grande incentivadora da Imigração Alemã. MONUMENTO Dr. OTTO SCHMIEDT. Busto em bronze, encontra-se localizado na praça central. Homenageia o primeiro médico local.
CARTA TESTAMENTO
Localizada no centro da praça. Em placa de bronze, encontra-se escrita a Carta Testamento de Getúlio Vargas.
CASCATA COPACABANA, CASCATA MONTENEGRO E CASCATA DA PASTA
Locais de beleza natural preservada. Particular.

BALNEÁRIO DO LOTÁRIO

Piscina construída com lajes, árvores, local para camping, cancha para bocha, churrasqueiras, banheiros, infra-estrutura, uma fonte abastece de água a piscina. Particular.

PARQUE DONA LEOPOLDINA

Área com árvores nativas, quiosque, cozinha, banheiros, churrasqueiras, piscina e lagoa.
PRAÇA DR. OTTO SCHMIEDT
Preserva inúmeras espécies de árvores. Possui: parque infantil, bancos, altar da Pátria e monumentos.
FUNDAÇÃO GUILHERME AUGUSTIN
Grande área com árvores nativas, campo de futebol, ginásio de esporte, pequeno salão de festas, banheiros, cozinha, parque infantil. Particular.
ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA
O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, à partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.


Fazenda- eltonstrada

Fazenda- eltonstrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário