domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sapucaia do Sul-RS

   Sapucaia do Sul surgiu a partir da colonização de portugueses. Era um distrito do município de São Leopoldo até emancipar-se e conquistar vida administrativa própria, o que ocorreu em 14 de novembro de 1961, sancionada a lei de nº4.203, pelo então governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola. No entanto o feriado municipal, e a comemoração se da dia 20 de agosto, dia da vitória por diferença de 750 votos do plebicito - 1921 a favor / 1171 contra.




Marcos históricos de Sapucaia do Sul:

1737: Antonio de Souza Fernando estabelece-se no território, denominando sua propriedade de Fazenda Sapucaia;
1846: Capela Curada de São Leopoldo, é elevada à categoria de Vila em 1º de abril; em 6 de junho homologa-se as divisas da Vila de São Leopoldo; e na data de 24 de julho instala-se o Município de São Leopoldo, de cujo 1º distrito fazia parte o território de Sapucaia;
17/07/1912: Sapucaia se desmembra do 1º Distrito e passa à categoria de 7º Distrito de São Leopoldo;



31/03/1938: Decreto Estadual nº 7119 eleva o 7º distrito leopoldense (Sapucaia) à categoria de Vila, sob o nome de Guianuba;
Junho de 1939: Decreto nº 7842 oficializa a substituição do nome do distrito para Guianuba. O nome passou a ser utilizado efetivamente apenas em caráter oficial, pois não foi bem recebido pela população, que quase não o utilizava;
13/01/1948: A então Vila de Guianuba perde o território que hoje forma a cidade de Esteio, que é desmembrado e passa a ser denominado 1º Subdistrito de São Leopoldo;



20/08/1951: O então prefeito de São Leopoldo, Dr. Mário Sperb, sanciona a lei nº 303 que reestabelece o nome de Sapucaia ao distrito.
1953: Em 30 de junho uma comissão de líderes de Esteio (já elevado à categoria de 11º Distrito de São Leopoldo) lança o manifesto "Movimento Emancipacionista em Esteio e Sapucaia" em reunião realizada no Clube 7 de Setembro com a Liga dos Amigos de Sapucaia; Em 22 de setembro a Liga dos Amigos de Sapucaia proclama manifesto negando apoio à emancipação conjunta de Sapucaia e Esteio, que pretendia a unificação das duas localidades para formar um único município. Conseqüentemente, os sapucaienses optam nas urnas pela manutenção da união com São Leopoldo;




Zoológico de Sapucaia do SUL-RS


   O município possui zona rural e zona urbana. Com a construção dos trilhos e muros para o Trensurb na década de 1980, Sapucaia do Sul passou a estar dividida, a grosso modo, em duas, o lado oeste e o lado leste dos trilhos do trem. As empresas de comércio e serviços do lado oeste viram a separação da cidade em duas prejudicar-lhes o mister e tiveram que mudar para o lado do Calçadão da cidade ou então fechar as portas.

 
foto

   Com a construção da passagem subterrânea ligando as Avenidas Rubén Berta com João Pereira da Vargas, no centro da cidade, os dois lados passaram a experimentar um progresso mais equitativo.

   A árvore figueira é um dos símbolos da cidade.


As Indústrias
   A era da industrialização iniciou em 1940, com a construção da BR2, hoje BR 116. O governo do Estado e o Município de São Leopoldo concederam isenções de tributos a todas as empresas que viessem a se estabelecer nesta região. A primeira grande empresa que se estabeleceu no então distrito de Guianuba foi a empresa Vacchi e Cia LTDA. Logo depois, em 1946, chegava o Lanifício Riograndense S/A, hoje denominado de Paramount Lansul S/A. Em 1945 foi a vez da Siderúrgica Riograndense e do Lanifício Kurashiki do Brasil S/A instalarem-se no município.

 

   Estas empresas, e outras, não mencionadas, transformaram o "7º Distrito de São LEopoldo" numa verdadeira potência econômica, encerrando a luta pela emancipação, ocorrida em 1961.
   Em 1965, a Recrusul e a White Martins também vieram para o município.
Sapucaia chegou a ser o 7º município no ranking de arrecadação de ICMS do Estado. Tal imposto representa praticamente 75% do total de arrecadação municipal.
   As indústrias trariam milhares de pessoas de todos os lugares em razão do número de empregros que geravam. Em 1920, Sapucaia tinha 880 habitantes. Em 1960, ap população já alcançara a casa dos 18 000 habitantes. Atualmente o município possui 130 000 habitantes.

Um comentário:

  1. Convido sapucaiense e esteienses a clicar abaixo:
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=TRENSURB

    ResponderExcluir