quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dois Irmãos-RS

    Dois Irmãos tem sua origem nos morros gêmeos que podem ser vistos quando se chega na cidade. Sua colonização, tipicamente alemã, teve início a partir de 1824, com a chegada dos primeiros imigrantes no Estado. Seu primeiro nome foi Baumchneis, ou seja, Picada dos Baum, em homenagem a um dos integrantes que participaram ativamente do início do povoado. As primeiras obras surgiram em 1832 quando foi construída uma pequena capela católica, hoje Igreja São Miguel, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.
O município também é conhecido como o Berço do Café Colonial, haja vista a sua tradição na gastronomia desde o início do século, tendo sido o local onde surgiu o primeiro café colonial no Estado.


Cascata da Usina-Foto:Reverendo_POA

                                             Principais Pontos Turísticos 
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
    Acervo com mobiliário, objetos pessoais, utensílios domésticos, máquinas, ferramentas, artesanato, fotografia, material bibliográfico e instrumentos musicais. Realiza atividades como exposições, pesquisa, ação educativa e conservação e trabalhos com grupos de terceira idade.,

Ponte da Usina-Foto:Reverendo_POA


MOINHO COLLET
    Até hoje, o Moinho Collet mantém o seu antigo maquinário, de grande valor histórico. As engrenagens metálicas foram trazidas da Alemanha. Além da moagem, nos prédios do moinho foi instalado um armazém de secos e molhados .

Igreja São Miguel-Foto:ANELISE KUNRATH

PONTE DE PEDRA
    A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, na estrada que ligava São Leopoldo à Serra. A construção tem características romanas, sendo o material empregado a pedra grês.

Rota colonial-Foto:ANELISE KUNRATH
PROPRIEDADE DE IGNÁCIO STOFFEL
    Acompanhando a rotina dos atuais moradores da propriedade, é possível ter uma idéia do que significou viver na roça em uma região de colonização alemã. Apresenta traços culturais que foram se instituindo desde o século XIX.


ROTAQ COLONIAL NO TRAVESSÃO, DOIS IRMÃOS-RS , , Por ANELISE  KUNRATH

ARMAZÉM SCHOLLES
    Junto à venda da farinha era servida cerveja para os fregueses, nascendo daí o Armazém de Secos & Molhados Scholles. Ele apresentava-se como um local de sociabilidade, onde os vizinhos se encontravam, no final de semana, para conversar, jogar e beber.


Pôr do Sol-Foto:Vilson Flôres
SERRARIA BECKER
    O empreendimento é uma antiga serraria da família Becker que, desde 1872, produzia arados, canga para bois, cabos de enxada, carroças e carretas, muito utilizadas no trabalho de colonos do Travessão Rubenich. A serraria, com suas antigas paredes de pedra e sua roda dágua, mantém a antiga estrutura e muitas de suas antigas máquinas, ao lado dos novos equipamentos

Dois Irmãos-Foto:Vilson Flôres

CAMPO 7 AMIGOS
    Camping e sítio de lazer localizados em área rural.


Entrada da cidade-Foto:ANELISE KUNRATH
CEMITÉRIO EVANGÉLICO
    Em 1852, os moradores da Comunidade Evangélica e Luterana começaram a usar a área como cemitério. Este cemitério possui lápides em pedra grês e mármore, com cercados de ferro. Nelas estão desenhados e esculpidos, artesanalmente, velhos símbolos cristãos e variados detalhes em estilo gótico que nos revelam o imaginário dos antigos moradores do local em relação à vida e à morte.


Sociedade Sta.Cecília-Foto:ANELISE KUNRATH
CASA VELHA COLHE E PAGUE
    Todas as famílias que ali moraram ao longo da história, viveram da agricultura, dedicando-se ao plantio de batata, aipim, milho e cebola. Além da agricultura, criavam nessa propriedade animais como porcos, galinhas e vacas. A casa antiga, construída no século passado, praticamente não sofreu alterações até o ano de 1930.
 





MUNDO DOS OVOS
Ao visitar o Mundo dos Ovos é possível conhecer antigas tradições e cuidados quanto às aves. Local onde os turistas poderão colher ovos diretamente dos ninhos e ver como as galinhas se comportam no seu habitat natural.



ROTA CAMINHOS DO VALE
   Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
    Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário