quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rota Romântica-RS

As cidades de Ivoti e Dois Irmãos estão bem no início da chamada Rota Romântica e bem próximas de Porto Alegre. Ótimo para um passeio rápido de fim de semana. São várias as atrações.
Ivoti

Ponte do Imperador, em Ivoti
Ponte do Imperador, em Ivoti
O domingo de cada mês, produtores da região realizam a Feira Colonial, onde são vendidos artesanatos, produtos agroecológicos e agroindustriais, além de pão, cuca e embutidos.
- O acesso ao núcleo é feito pela Ponte do Imperador, outro ponto turístico, construída com pedra grês empilhada e encaixada entre 1857 e 1864 em estilo romano.
- Uma vista muito bonita na cidade é a do Belvedere, um mirante onde tem uma escadaria que liga as zonas rural e central do município. O centro fica na parte alta, por isso é possível ver toda a beleza natural da região.
Dois Irmãos
- É considerado o berço do café colonial, que agora é tão famoso especialmente na serra gaúcha. Há na cidade ótimos restaurantes.
- Até o próximo domingo, dia 29, acontece por lá a Festa Literária, que é uma feira do livro com atrações também de teatro, música e dança. No centro da cidade, no largo Felipe Seger Sobrinho.
- Um dos principais pontos turísticos de Dois Irmãos é a Praça do Imigrante, também no centro.O monumento em homenagem aos imigrantes é todo feito de sucata.
- Na praça, ocorre a tradicional Feira de Artesanato e de Produtos Alimentícios.
- Dois Irmãos tem ainda a Cascata São Miguel, localizada no limite com Ivoti. Possui uma queda de 60 metros e é um dos mais belos cartões postais do município.
- Quem vai a Dois irmãos também pode deixar de visitar o Museu Municipal, na rua São Miguel, no centro e o Museu do Calçado, no prédio da prefeitura.
- No interior, o sítio da Família Lima é muito procurado especialmente no verão, porque há cascatas e locais para banho. Fica na Picada Verão, quase em Sapiranga.
Praça do Imigrante, em Dois Irmãos
Praça do Imigrante, em Dois Irmãos

- É obrigatório visitar o Núcleo de Casas Enxaimel. São casas construídas por imigrantes alemães no ano de 1826, feitas com tábuas de madeira encaixadas, tijolos e barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário