domingo, 30 de janeiro de 2011

Alecrim-RS

   Sua história começa a ser contada no início do século XX, quando o seu território era uma reserva indígena, habitada por índios guaranis, que povoavam principalmente as margens do rio Uruguai.

   Os primeiros colonizadores vindos das chamadas "Colônias Velhas" iniciaram a exploração dessas novas terras que até então pareciam um imenso tapete verde, pois haviam muitas matas e apenas a presença dos índios. Foi nessa época que surgiu o nome do Alecrim.


         


   Conta-se que os desbravadores e os agrimensores que para cá vieram para fazer as medições dessas terras, abrigavam-se sob as frondosas copas dessa árvore que era denominada de Alecrim. E que seus mantimentos, oriundos de Santo Ângelo(RS), eram destinados aos acampamentos de Alecrins, o que deu origem ao nome do atual Município.

          Escola de primeiro grau - Alecrim

   Desde 1920 até 1960, quando inicia-se o movimento emancipacionista, o Município pertenceu a Santo Ângelo, Santa Rosa, Santo Cristo e, finalmente no dia 09 de outubro de 1963, através da Lei Estadual 4.578, é criado o Município de Alecrim(RS). O povoamento acontece principalmente na década de 1930 e 1940.

         


   O município está localizado as margens do rio  Uruguai. A agroindústria, psicultura, diversificação da agricultura, turismo e outras atividades tem sido  incentivadas, tornando-se alternativas de produção. Nome anterior: Alecrim do Norte
 
                                      Igreja matriz de Alecrim
 
          Igreja matriz de Alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário