segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo-RS

   Reconhecida em todo Brasil como a Capital Nacional do Calçado, Novo Hamburgo hoje está preparada para passos muito maiores, incentivando a vinda de novas empresas, tanto do Brasil quanto do exterior.
   Exemplo de educação no País, Novo Hamburgo conta com mão-de-obra qualificada, infra-estrutura completa e localização privilegiada frente ao Mercosul. Tem uma população profundamente marcada pela origem germânica. Uma cidade onde não falta seriedade, dedicação e gosto pelo trabalho.


      


    Novo Hamburgo surgiu na primeira metade do século XIX, a partir da colonização germânica de nosso Estado. Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil em 1824, desembarcando em São Leopoldo. Logo espalharam-se por várias regiões do Vale do Rio dos Sinos , surgindo um núcleo em Hamburger Berg, hoje o bairro de Hamburgo Velho, que deu origem à cidade de Novo Hamburgo. Várias casas comerciais surgiram nas proximidades e para o local convergiu a vida social dos colonos.
               

    Em 1832 fundavam sua comunidade de culto evangélico e, por volta de 1850, surgiram os primeiros curtumes, as selarias e as oficinas dos sapateiros que abasteciam a província gaúcha com seus produtos artesanais. O progresso chegou definitivamente com a abertura de uma estrada de ferro, que acabou atraindo para as proximidades de sua estação o centro comercial do povoado. A industrialização dos manufaturados de couro entrou na vida da comunidade a partir do final do século passado. A eletricidade para mover motores colaborou para impulsionar o progresso social, cultural e político da região.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário