quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Museu Histórico Municipal!


O museu de Dois Irmãos localiza-se à Avenida São Miguel, 1658, no centro da cidade. Neste espaço, ocorrem atividades que integram a comunidade ao museu, através de um trabalho de resgate da identidade cultural e da valorização da história dos imigrantes alemães que, a partir de 1825, deram origem à cidade.
A casa que hoje abriga o museu permaneceu com os herdeiros da família Kieling até 1985, quando foi adquirida e restaurada pela Prefeitura para sediar o Museu Histórico Municipal, oficialmente instalado em 1989.
A Casa Kieling, como é conhecida devido à família que a habitou de 1893 até 1985, teria sido construída por um senhor de sobrenome Weinmann, de São Leopoldo, na primeira metade do século XIX. A tradição oral relata que, além de residência, o Weinmann teria instalado nela um armazém e uma padaria, que funcionavam em um anexo da casa. Por volta de 1845 foi vendida a Nikolaus Schäffer, imigrante do Rheinland (1806 – 1892). A partir desse momento, a casa foi utilizada somente como residência e, mais tarde, passou para o filho de Nikolaus, o médico prático Georg Schäffer (1836-1918).
Em 1918, Carlos Kieling (1868-1933), casado com Carolina Schäffer (1870-1954), adquiriu a casa e uma área de 42 hectares do seu sogro, Georg Schäffer, utilizando-a como residência. O porão servia como marcenaria. O sistema construtivo da casa é o enxaimel, trazido pelos imigrantes alemães. Atualmente, a casa representa um dos poucos exemplares deste estilo, ainda íntegros, no perímetro urbano de Dois Irmãos.

 

Praça do Imigrante!


No coração da cidade, a Praça do Imigrante é um convite a passar horas sentado à sombra de uma árvore, tomando um bom chimarrão e conversando com os amigos.
O criativo monumento em homenagem aos imigrantes, todo feito de sucata, encanta dois-irmonenses e visitantes, que também contemplam o lago artificial, o chafariz e a ponte de madeira.
Em meio à acolhedora paisagem do local, também ocorre a tradicional Feira de Artesanato e de Produtos Alimentícios.

 

 

Cascata São Miguel!


Localizada na divisa com o município de Ivoti, possui uma queda de 60 metros e é um dos mais belos cartões postais do município. Espírito aventureiro e disposição são fatores fundamentais para chegar até a cascata. Ideal para quem gosta de turismo ecológico.
 


Antiga Matriz de São Miguel!

Construída entre os anos de 1868 e 1880, a Antiga Matriz é um monumento histórico de grande significado para a comunidade de Dois Irmãos. Desde sua construção, até 1975, foi centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da Comunidade Católica.
Com a conclusão das obras de restauração do prédio, a Antiga Matriz foi transformada em um Espaço Cultural, oferecendo à comunidade um local para exposições de arte, concertos e apresentações artístico-culturais, além de constituir-se por si só num monumento de Arte Sacra.

Igrejas!

A cidade possui três grandes igrejas, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico Municipal. São elas a Igreja Evangélica (1855), a Igreja Evangélica Luterana (1938) e a Igreja Matriz de São Miguel, que se conta ter iniciado como uma capelinha de madeira, em 1832, e hoje, com estilo arquitetônico gótico alemão, é mais um belo monumento junto às demais igrejas e casas construídas no século XIX que se encontram na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário