terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Santo Antônio da Patrulha Principais Pontos Turísticos

Sala Açorianos
Exposição da indumentária açoriana, bem como de fotografias e artesanato.
Fonte Imperial
Monumento construído sob ordem de Dom Pedro I, aproveitando fonte natural dágua.
Casario Açoriano
Conjunto de casas com estilo arquitetônico açoriano, com média de 150 anos de construção.
 
Fundação Museu Anttropológico Caldas Júnior
Documentos, fotografias e jornais relçacionados à história do município.
Oratório de Santo Antônio
Local de oração, reflexão e fé, permite aos devotos de Santo Antônio maior contato com o sagrado. Próximo à Igreja Matriz e aos Caminhos da Fé, é parada obrigatória para quem deseja ter suas graças atendidas.
Caminhos da Fé
Viela que liga a igreja matriz ao Casario Açoriano, possui altares em homenagem a 20 santos. Local tranqüilo, perfeito para refletir, orar e pedir a ajuda divina.
Igreja Matriz de Santo Antônio
Inaugurada em 1928, levou um século para ser construída. Em estilo Renascentista, abriga uma estátua do padroeiro quase em tamanho natural e uma via-sacra de esmerada confecção artística.
Rota Monjolo
Trilhas ecológicas, lidas rurais, degustação de produtos coloniais e frutas da época.
Lagoa dos Barros
Balneário, ideal para prática de esportes náuticos, com área de lazer.
Gruta Nossa Senhora da Saúde
Gruta natural, de fácil acesso, localizada nas proximidades da Capela São Paulo, na localidade de Monjolo. É visitada por centenas de devotos, principalmente em 29 de novembro, dia da festa de Nossa Sra. da Saúde.
Parque da Guarda











Complexo de lazer construído para envolver o visitante num ambiente moderno, amplo e agradável. Possui uma área de 42 ha com infra-estrutura, oferecendo quadras esportivas, piscinas térmicas, academia de ginástica, danceteria, tudo isto junto à natureza, cercado por canaviais, parreirais e mata nativa.
 
Gastronomia
Delicie-se com o sonho, a cachaça (chamada de marisqueira ou azulzinha) e a rapadura.
Rota da Cachaça e da Rapadura
Rota formatada através de parceria entre o SEBRAE através do PRESTO (Programa Regional de Turismo Organizado), a Prefeitura Municipal, empreendedores locais e a comunidade.
A Rota Turística envolve 9 (nove) alambiques e 4 (quatro) indústrias de rapaduras, localizadas no interior do município, nas localidades de Montenegro e Palmeira do Sertão (entrada RS 030, no trecho Santo Antônio/ Osório) e Costa da Miraguaia (mesma RS 030, no trecho Gravataí/ Santo Antônio).
A Rota resgata a história de Santo Antônio da Patrulha, um dos 4 (quatro) municípios mais antigos do Estado e que teve seu desenvolvimento ligado a cultura da cana-de-açúcar, trazida pelos primeiros povoadores.
Todos os empreendimentos foram especialmente preparados para o recebimento de turistas e seus proprietários contam sua própria história, desde a abertura do negócio, quase sempre iniciado pelo pai ou avô, formas de fazer uma boa cachaça e rapadura, segredos, lendas e supertições, além de mostrarem a forma simples de vida de toda a comunidade local.

Rota Caminho das Águas
Lagoas, rios, dunas, cascatas, rochedos, matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul.
Municípios participantes: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário