segunda-feira, 14 de março de 2011

Urugaiana-RS

A fundação de Uruguaiana deu-se em 24 de fevereiro de 1823, e a emancipação política e administrativa em 29 de maio de 1846.
O município nasceu sob a proteção da Bandeira Farroupilha, fundada pelo Ministro da Fazenda Riograndense, Domingos José de Almeida, julgando necessário a instalação de uma povoação à margem esquerda do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina.
Pelo Decreto nº21 de 24/02/1823, foi criada uma capela denominada Capela do Uruguai A nova freguesia, chamava-se no início Santana do Uruguai, porém pela lei provincial nº 58, de 29 de maio de 1946, foi elevada a categoria de vila, a qual passou a chamar-se Uruguaiana.
Sua base econômica é a agricultura e a pecuária, com 80 mil hectares de arroz, e possui o maior rebanho de gado do Estado.


Ponte Internacional-Foto:Roberto Riella

Principais Pontos Turísticos

Parque Dom Pedro II
Também conhecido como Parcão, está situado no centro da cidade, Av. Presidente Vargas, esquina com Flores da Cunha. Possui duas quadras de futebol sete, uma quadra de futebol de salão, duas quadras polivalentes, uma pista de patinação, duas quadras de vôlei de areia, pracinha, pista de corrida, um centro de informações turísticas, banheiros e sede da administração. É o local que mais atrai eventos da cidade.

Calçadão-por Flávio de Lima

Obelisco
Homenagem ao local onde Dom Pedro II, recebeu a espada do Coronel Estigarribia, quando os Paraguaios uniram-se as tropas da triplice aliança ( Uruguai, Brasil e Argentina ), em 1835. aqui, também foi assinado o tratado de amizade com a Grã-Bretanha, firmado por Dom Pedro II e o ministro.

Rodoviária
Possui um monumento gaúcho - esculpido pelo uruguaianense de coração e por opção, Acario Carvalho, natural de Santa Maria. Uma homenagem ao habitante do pampa gaúcho.

Praça Barão do Rio Branco-por Flávio de Lima

Coxilha dos Loucos
A Coxilia dos Loucos era a lombada onde está situada a Praça Gal. Osório,ou Praça Hidráulica do Colégio do Horto.No fim do século passado existia um fazendeiro, proprietário das terras que do Imbaá vinham confinar com a cidade, cuja as ultimas casas iam somente até a rua Andradas. Êste senhor, do qual não declinamos o nome, possuia cinco filhos que passavam o dia na estância do pai e a noite encilhavam seus cavalos e vinham áquele arrebalde de Uruguaiana, onde se localizavam algumas casas de tolerância, cometer toda a sorte de tropelias e arbitrariedades.Filhos que eram de pais dealto conceito na sociedade da época e frivolos e desmiolados, êstes rapazes todas as noites tumultuavam aquela zona a tal ponto que o povo os tinha por loucos e a coxilia aonde costumavam praticar as suas tropelias adiquiriu o nome de coxilia dos loucos.

Uruguaiana-Foto:Verônica Silva:)

Colégio União
Fundado pelo francês Aleixo Vourlod, e uma das escolas mais antigas da cidade. Serviu de enfermaria durante a guerra do Paraguai.
Casarão dos Barbaras
Belíssima residência construída em 1913, por Miguel Barbara, comerciante imigrante da Argentina, que instalou-se nesta cidade. O material da construção foi todo importado, sendo o mármore de carraro oriundo da Itália e vidros da França.

Prefeitura Municipal

Tênis Club Rio Branco
Fundado com intuito de desenvolver o esporte branco , sua fundadora, a senhora Bela Guimarães, realizou o feito em 12 de Outubro de 1913, na qual trouxe a novidade da Europa, ganhando força rapidamente.

Parque Dom Pedro II

Praça Tamandaré
Localizada na Rua Vasco Alves, ao lado do Tênis Club Rio Branco, possui o busto, em bronze, do almirante Tamandaré (Joaquim Marques de Lisboa), que foi conselheiro de guerra do imperador Dom Pedro II. assistiu a reunião da vila de Uruguaiana, ao lado do imperador, como comandante chefe da força naval do Brasil no Rio do Prata.

Sinuelo do Pago

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Fundada em 8/5/1928, pela ordem dos carmelitas descalços.Possui estilo gótico. a estátua de Nossa Senhora do Carmo, foi esculpida em madeira pau Brasil em Portugal, pelo escultor José Ferreira Thedin, e veio para Uruguaiana de navio pelo Uruguai.

Capela Santo Izidro-Foto:dangofreitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário