domingo, 6 de março de 2011

Lajeado-RS

  O primitivo habitante desta região foi o indígena, também chamado de bugre. Estes índios já haviam sido dizimados ou afugentados para o norte do Estado, há pelo menos 200 anos antes da chegada dos primeiros imigrantes.



   A partir de meados do século XVIII, o Governo português preocupou-se em povoar o sul do Brasil, trazendo casais e famílias inteiras das Ilhas dos Açores. Estas famílias eram aquinhoadas com grandes áreas de terras doadas em forma de “datas” ou “sesmarias”, sistema que vigorou aqui enquanto o Brasil foi colônia de Portugal.



  Em 1809, D. João VI dividiu a Capitania Geral de São Pedro, atual Estado do Rio Grande do Sul, em quatro municípios: Rio Grande, Porto Alegre, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.



Os irmãos João e José Inácio Teixeira, descendentes de açorianos, foram os primeiros proprietários do primitivo território de Lajeado, que receberam estas terras em forma de concessão de sesmarias. Os Teixeira moravam em Porto Alegre e consta que nunca vieram até aqui nem que fosse para breve inspeção. Mandavam um capataz com alguns escravos de barco pelo rio Taquari que, por mais de um século foi o caminho mais rápido e econômico para chegar de Porto Alegre até aqui. No atual bairro de Carneiros, onde o rio Taquari faz uma curva, existe um despenhadeiro de basalto que hoje é chamado de paredão. Por causa deste aspecto de mosteiro - fortaleza, o local deve ter sido denominado “Conventos”, por estes primeiros exploradores. Ali estabeleceram uma feitoria onde eram embarcados alguns produtos extraídos da floresta com destaque para erva-mate (hoje existe ali um marco inaugurado em 1991).



  O atual território de Lajeado, então pertencia ao município de Rio Pardo, cuja sede era naquela época, a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Com a criação de novos municípios, o território de Lajeado passou a fazer parte de Triunfo (1832), de Taquari (1849) e de Estrela (1876).

Nenhum comentário:

Postar um comentário