terça-feira, 22 de março de 2011

Arroio do Meio-RS

Significado do Nome
  A primeira exploração do território ocorreu no ano de 1653 por Padres Jesuítas. Em 1853, o capitão Francisco Silvestre Ribeiro, descendentes de portugueses, inicia a colonização da margem direita do Rio Taquari, a qual foi conhecida como Fazenda São Caetano. Estas terras pertenciam ao município de Taquari.
Em 1860, João Gerhardt e seus filhos, imigrantes germânicos compraram a fazenda São Caetano e aqui se estabeleceram. Logo após chegaram as famílias Brentano e Korb. No entanto, somente no ano de 1870 iniciou o povoamento do que é hoje o centro da nossa cidade.

Ponte de Ferro-por Felipe Manfroi
Em 1872 chegam mais colonos no município, a sua maioria  de origem alemã, mas também de outras etnias, como italianos, portugueses e remanescentes de africanos, desencadeando assim o processo de colonização. Os italianos estabeleceram-se nas partes mais altas, que correspondem aos atuais municípios de Pouso Novo, Travesseiro, Capitão e Nova Bréscia.
Com a chegada dos imigrantes, o povoado de Nossa Senhora do Auxílio de Arroio do Meio começa a crescer.

Casa Paroquial-santelmo
Pelo decreto 5.759 de 28 de novembro de 1934, Arroio do Meio se torna município autônomo, desmembrando-se do município de Lajeado e tendo a sua instalação em 02 de janeiro de 1935.

Igreja Matriz N.S.do Perpétuo Socorro-por Felipe Manfroi
A cidade recebeu este nome pois está situada junto ao Arroio com este nome, cuja denominação é devido a seu posicionamento entre o arroio Forqueta e o arroio Grande. 

Arroio do Meio-Felipe Manfroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário