sábado, 5 de março de 2011

Igrejinha-RS

O município de Igrejinha teve sua colonização iniciada em 1824, com a chegada de imigrantes alemães. No ano de 1847, Tristão Monteiro desbravou os caminhos desde o Vale do Rio dos Sinos para instalar a recém fundada Fazenda do Mundo Novo. Depois, ainda no mesmo ano, funda-se o núcleo da Casa de Pedra.

Sede Social Ecoland-Foto:Henrique de BORBA
Sede Social Ecoland


O povoado inicialmente denominado de Santa Maria do Mundo Novo virou ponto de referência em razão da forte influência da igreja de toda a região, onde os ensinamentos cristãos davam o apoio necessário aos recém chegados imigrantes, que buscavam alívio para suas frustações, medos e saudades.
Igrejinha faz divisa com as cidades de Taquara e São Francisco de Paula, ambas situadas em uma região montanhosa e com muitos vales. Seus primeiros colonizadores vieram de Laguna, Santa Catarina, os quais foram responsáveis pela abertura de novos caminhos e estradas nas matas do Estado. Uma destas estradas ligava Viamão, no RS, a Lages, em SC.Estas características proporcionaram a Igrejinha ter suas principais atrações ligadas à sua própria natureza. Na Serra Grande existe uma rampa para vôo livre, esporte difundido em toda a região que atrai praticantes de todo o Estado.


SINOSCAR-Foto: PCRAPAKI
SINOSCAR

Principais Pontos Turísticos


CASA DONA LUISA - MEMORIAL DO COLONO
A Casa possui uma exposição permanente denominada Memorial do Colono, além de um local destinado a exposições itinerantes e atividades artísticas e culturais.

Morro da Fé-by fritzdfs
Morro da Fé-by fritzdfs


MUSEU GUSTAVO ADOLFO KOETZ
O museu leva o nome do maestro Gustavo Adolfo Koetz em reconhecimento a seu trabalho.



RUA SETE DE JULHO
Era uma rua festiva onde passaram a residir as famílias que se retiraram das proximidades do rio Paranhana. Nesta rua está a maioria dos prédios históricos e de valor arquitetônico da cidade.

foto - Tallyton


IGREJA GABRIEL
A comunidade evangélica foi fundada em 1862, no vale Santa Maria do Mundo. Em 1893 foi construída a primeira igreja, em enxaimel. A igreja recebeu o nome de Gabriel porque a primeira criança batizada levou este nome.



CASA PASTORAL DA IECLB
Construída com estilo eclético que usava a telha francesa. Por este motivo, o telhado possui maior inclinação. A casa data dos últimos anos do século XIX, início XX.

MONUMENTO DO IMIGRANTE

Construído pelo artista plástico Victor Hugo, apresenta um grupo humano, onde aparecem figuras masculinas e femininas, representando os imigrantes e as ferramentas da época. Para simbolizar a festa e a alegria o escultor colocou um caneco que uma das figuras leva na mão com o braço estendido.





CASA DE PEDRA (STEINERER HAUS)
A grande casa de alvenaria foi a primeira e única na região. Construída por Tristão José Monteiro, foi um marco na colônia de Santa Maria do Mundo Novo, como era conhecida a região, servindo de moradia para seu construtor e armazém de abastecimento dos primeiros colonos.

Ecoatitude - foto Eduardo Macedo
Ecoatitude


TOCA DOS BUGRES
Gruta onde foram encontradas ossadas de índios. O acesso é difícil, podendo ser visitada somente na companhia de pessoa autorizada no local.

Foto - Eduardo Macedo

ROTA CAMINHOS DO VALE
Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga. 


Igreja Evangélica-by Rafael Peters
Igreja Evangélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário