domingo, 13 de março de 2011

Aroio dos Ratos-RS

A história do município está ligada a exploração do carvão, pois a partir da descoberta do mineral em 1853, pelo engenheiro inglês James Johnson. Iniciando um importante ciclo econômico, que durou décadas, tornando-se o principal pólo da indústria carbonífera do Brasil. Seus primeiros colonizadores foram os ingleses, alemães, italianos, portugueses e espanhóis.


Minas de Carvão-Flavio Renato Ramos de Lima


O nome está ligado ao arroio que banha o município, e que possui grande quantidade de espécies de ratões nas diversas lagoas que se formam ao longo de sua extensão.
Após a desativação das minas, a cidade buscou outras formas alternativas econômicas. Desde a sua emancipação em 1964, a a economia voltou-se para o setor agropecuário, o comércio e a pequena indústria. Grande parte da econmia se baseia n a agricultura, principalmente na produção da melancia.


Vista de Arroio dos Ratos-Foto:ceusilvaster


Principais Pontos Turísticos



Museu Estadual do Carvão
Acervo: história da mineração, ferramentas, documentos, fotos, materiais, livros e obras de arte. O conjunto de prédios e a usina contam a história da 1ª Usina Termelétrica do Brasil e dos poços de mineração da região carbonífera.
Atividades: exposição permanente, exposições temporárias, oficinas, coral, seminários, encontros, palestras, eventos culturais, esportivos, visitação de escolas.



Hospital Sarmento Leite- adrianors

Nenhum comentário:

Postar um comentário