Em fins do século, novos elementos colonizaram a região. De origem ítalo -germânica, os imigrantes provindos das Colônias Velhas do Rio Grande do Sul, vieram dar início a atividade agrícola. O povoado de Não-Me-Toque prospera são construídas as primeiras capelas da religião católica e outra da protestante. Em 1904 funda-se a primeira Escola Evangélica.
Nessa época a vila de Não-Me-Toque pertencia a Passo Fundo sendo que, anteriormente fez parte do território de Cruz Alta e de Rio Pardo, este último um dos quatro primeiros municípios gaúchos. Depois de ser segundo distrito de Carazinho, o município consquistou sua emancipação política administrativa em 18 de dezembro de 1954, pela Lei Estadual nº 2555, sendo instalado oficialmente em 28 de fevereiro de 1955.
Paróquia Cristo Rei
Principais Pontos Turísticos
CASA DE CULTURA DR. OTTO STAHL
Rua Cel. Alberto Schmidt, 518 - Localizada no centro da cidade. Casa em estilo alemão, em madeira, construída em 1929. Conserva as características do estilo. No interior está o museu - Horário: 8h15 às 11h30min e 13h30min às 17h.
MONUMENTO AO IMIGRANTE ALEMÃO
Obelisco construído na praça central em 1924, (centenário da Imigração Alemã). No seu interior foram colocados jornais, revistas e outros escritos em alemão. No lado frontal foi colocado, em 1974, (Sesquicentenário) o busto da Imperatriz D. Leopoldina, grande incentivadora da Imigração Alemã. MONUMENTO Dr. OTTO SCHMIEDT. Busto em bronze, encontra-se localizado na praça central. Homenageia o primeiro médico local.
CARTA TESTAMENTO
Localizada no centro da praça. Em placa de bronze, encontra-se escrita a Carta Testamento de Getúlio Vargas.
CASCATA COPACABANA, CASCATA MONTENEGRO E CASCATA DA PASTA
Locais de beleza natural preservada. Particular.
BALNEÁRIO DO LOTÁRIO
Piscina construída com lajes, árvores, local para camping, cancha para bocha, churrasqueiras, banheiros, infra-estrutura, uma fonte abastece de água a piscina. Particular.
PARQUE DONA LEOPOLDINA
Área com árvores nativas, quiosque, cozinha, banheiros, churrasqueiras, piscina e lagoa.
PRAÇA DR. OTTO SCHMIEDT
Preserva inúmeras espécies de árvores. Possui: parque infantil, bancos, altar da Pátria e monumentos.
FUNDAÇÃO GUILHERME AUGUSTIN
Grande área com árvores nativas, campo de futebol, ginásio de esporte, pequeno salão de festas, banheiros, cozinha, parque infantil. Particular.
ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA
O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, à partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário