Dois Irmãos tem sua origem nos morros gêmeos que podem ser vistos quando se chega na cidade. Sua colonização, tipicamente alemã, teve início a partir de 1824, com a chegada dos primeiros imigrantes no Estado. Seu primeiro nome foi Baumchneis, ou seja, Picada dos Baum, em homenagem a um dos integrantes que participaram ativamente do início do povoado. As primeiras obras surgiram em 1832 quando foi construída uma pequena capela católica, hoje Igreja São Miguel, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.
O município também é conhecido como o Berço do Café Colonial, haja vista a sua tradição na gastronomia desde o início do século, tendo sido o local onde surgiu o primeiro café colonial no Estado.
Principais Pontos Turísticos
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
Acervo com mobiliário, objetos pessoais, utensílios domésticos, máquinas, ferramentas, artesanato, fotografia, material bibliográfico e instrumentos musicais. Realiza atividades como exposições, pesquisa, ação educativa e conservação e trabalhos com grupos de terceira idade.,
MOINHO COLLET
Até hoje, o Moinho Collet mantém o seu antigo maquinário, de grande valor histórico. As engrenagens metálicas foram trazidas da Alemanha. Além da moagem, nos prédios do moinho foi instalado um armazém de secos e molhados .
PONTE DE PEDRA
A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, na estrada que ligava São Leopoldo à Serra. A construção tem características romanas, sendo o material empregado a pedra grês.
PROPRIEDADE DE IGNÁCIO STOFFEL
Acompanhando a rotina dos atuais moradores da propriedade, é possível ter uma idéia do que significou viver na roça em uma região de colonização alemã. Apresenta traços culturais que foram se instituindo desde o século XIX.
ARMAZÉM SCHOLLES
Junto à venda da farinha era servida cerveja para os fregueses, nascendo daí o Armazém de Secos & Molhados Scholles. Ele apresentava-se como um local de sociabilidade, onde os vizinhos se encontravam, no final de semana, para conversar, jogar e beber.
SERRARIA BECKER
O empreendimento é uma antiga serraria da família Becker que, desde 1872, produzia arados, canga para bois, cabos de enxada, carroças e carretas, muito utilizadas no trabalho de colonos do Travessão Rubenich. A serraria, com suas antigas paredes de pedra e sua roda dágua, mantém a antiga estrutura e muitas de suas antigas máquinas, ao lado dos novos equipamentos
CAMPO 7 AMIGOS
Camping e sítio de lazer localizados em área rural.
CEMITÉRIO EVANGÉLICO
Em 1852, os moradores da Comunidade Evangélica e Luterana começaram a usar a área como cemitério. Este cemitério possui lápides em pedra grês e mármore, com cercados de ferro. Nelas estão desenhados e esculpidos, artesanalmente, velhos símbolos cristãos e variados detalhes em estilo gótico que nos revelam o imaginário dos antigos moradores do local em relação à vida e à morte.
CASA VELHA COLHE E PAGUE
Todas as famílias que ali moraram ao longo da história, viveram da agricultura, dedicando-se ao plantio de batata, aipim, milho e cebola. Além da agricultura, criavam nessa propriedade animais como porcos, galinhas e vacas. A casa antiga, construída no século passado, praticamente não sofreu alterações até o ano de 1930.
MUNDO DOS OVOS
Ao visitar o Mundo dos Ovos é possível conhecer antigas tradições e cuidados quanto às aves. Local onde os turistas poderão colher ovos diretamente dos ninhos e ver como as galinhas se comportam no seu habitat natural.
ROTA CAMINHOS DO VALE
Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário