sábado, 9 de abril de 2011

Muçum-RS

Os primitivos habitantes do território Muçum, à época do descobrimento do Brasil, eram os índios, e os primeiros civilizados a pisar no solo do território muçunense, que se têm notícias, foram os padres jesuítas, que visitaram a região em 1633.
Viaduto 143 mts.altura-Foto:gerson_dc

1888 - Chegada dos primeiros imigrantes italianos, alemães, franceses e poloneses, que colonizaram o território muçunense.
O nome Muçum teve origem, nos primórdios de 1889-1900, quando os primeiros habitantes desbravavam a região coberta de mata virgem. Posteriormente com a criação do destrito (1905), a localidade passou a denominar-se General Osório, a qual em 1938, em virtude da Lei Estadual que proibia a existência de duas localidades com o mesmo nome, readquiriu, já na categoria de vila, o primitivo nome Muçum, que continua sendo usado.
Esta grande gleba de terra pertencia a: Antonio Fialho de Vargas, Joaquim Fialho de Vargas e outros.


Nevoeiro sobre Muçum-Foto:Archimedes (Medi)jardim, Por José Jacob Grilli

Em 1957, deu-se início ao movimento Pró-Emancipação e em 18 de fevereiro de 1959 cria-se o município pela Lei nº 3.729.
Em 23 de maio de 1959 aconteceu a 1ª Eleição Municipal e em 31 de maio do mesmo ano, houve a instalação oficial do município de Muçum.


Significado do Nome
Muçum, para aqueles habitantes, era uma cachoeira existente no Rio Taquari, onde abundava uma espécie de peixe chamado Mussum, o que serviu entre os marinheiros e viajantes para identificar também, o nome do povoado existente.

Matriz à noite, Por José Jacob Grill

Nenhum comentário:

Postar um comentário