terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sábado de Sol em Porto Alegre!

Sábado é um slow day(dia lento). Próprio para flanar, olhar, refletir e deixar a mente relaxar...

...o sol ilumina e aquece o veranico de maio, antes que o frio prepare os pampas para os prazeres das carnes, fondues, massas e vinhos saborosos que aquecem o âmago e enriquecem a alma.

Para os lados do cais do porto, hoje eminentemente turístico, surgem prédios históricos como o museu da marinha, o mercado público, os casarões que sobreviveram ao futuro e igrejas monumentais como a Nossa Senhora das Dores, que está sendo restaurada.
É um marco da cidade e está entre o centro e o cais, ao lado dos parques que cercam o Guaíba, o lago Guaíba, pois não é rio, não importa o que você aprendeu na escola.

O sol ilumina o imenso vitral da Catedral que mostra o arcanjo Gabriel com sua espada poderosa atacando males inomináveis.
A fachada da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus é imponente e o edifício está ao lado do Palácio do Governo e outros prédios públicos importantes.

As torres da Catedral marcam um tempo e uma arquitetura que não pertencem ao cotidiano comum e imperceptível das horas de obrigação e sacrifício, mas a um tempo de festas e visões fantásticas.
Porto Alegre possui uma frente para o lago, com muitas ilhas e hidrovias perdidas por entre as línguas de terra numa planura incomensurável.
De repente um portal que sai das ruas movimentadas nos dá passagem para a imensidão do céu e das águas.
Um muro de ferro entalhado que divide o espaço do trabalho com o espaço do devaneio...
... do prazer de jogar-se na imensidão em busca da amplidão.
Um lugar tranquilo onde velhos barcos hoje fazem passeios turísticos preguiçosos e plenos de saudades.
Mas com galpões que se transformam em movimentadas passarelas quando há feiras e eventos.
Então o longo e largo cais de pedra deserto que fica ao lado dos armazéns ainda desocupados...
... torna-se caminho para cultura, esportes, lazer e entretenimento. Nesse sábado havia a feira Brasil Rural Contemporâneo, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os pavilhões tinham desde turismo rural, até produtos orgânicos e...

... flores, plantas, doces, geléias e...
cervejas artesanais, vinhos orgânicos, artesanato e tudo o que mundo rural pode oferecer para o nosso conforto urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário