cultura. No centro está o brasão do município.
- hino: letra de Lírio Sontag, evidencia o potencial do município, despertando o amor pela terra e a cultura das tradições.
Atualmente as principais fontes da economia vêm da agricultura com as colheitas de milho, trigo e soja. O comércio e a indústria são também muito importantes, pois geram riquezas e trabalho .
Símbolos do município:
- butiazeiro: palmeira do gênero Cocos jathy do Tupi Guarani Mbutia, que popularmente é reconhecida por butiazeiro e seu fruto o butiá.
- brasão: na parte superior aparece uma coroa em forma de castelo, logo abaixo vem as estrelas, simbolizando os distritos giruaenses, onde o maior, representa a sede. Na lateral direita está a soja, principal cultura do município, estando na sua cor original, o verde. Já no lado esquerdo aparece o trigo que representa a segunda maior riqueza do município. O fundo avermelhado representa a cor do nosso solo, estampa uma empresa em atividade, simbolizando o setor industrial. O fundo amarelo simboliza o amadurecimento dos grãos, aparece a máquina colheitadeira enfatizando a importância do setor agrícola. O azul representa o firmamento. No alaranjado, está o nome do município, data de criação do então distrito de Giruá (1927) e também o ano de emanipação política e administrativa (1955).
Significado do Nome
Aproximadamente em 1895, a região era coberta por extensa mata virgem e abundantes palmeirais de frutos dourados, que os índios chamavam de jeriva. Com a inauguração da estrada de ferro em 1928 a denominação Passo da Pedra é substituída por Giruá, por razões de os imigrantes encontrarem dificuldades em pronunciar o nome do fruto do butiazeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário