terça-feira, 15 de março de 2011

Alegria-RS

O nome do município surgiu por questão do atual prefeito de Três de Maio, senhor Ceslau Sawitzki, que na década de 1940 possuía um estabelecimento comercial na localidade.
O primeiro núcleo de moradores surgiu por volta de 1935, através da imigração de agricultores alemães, vindos da chamada Colônia Velha de Montenegro, os quais se somaram aos colonizadores poloneses oriundos de Ijuí.
O trabalho para conquista da emancipação,iniciou-se em 1963, quando não foi possível viabilizá-la, posteriormente em 26 de abril de 1981, com significativo número de eleitores presentes, realizou-se uma reunião, nas dependências do Salão Paroquial da Comunidade Católica de Vila Alegria e, dessa reunião, surgiu a Comissão Emancipacionista, sendo eleito presidente o senhor Albano Mallmann.
Finalmente, em 20 de setembro de 1987,realizou-se a consulta plebiscitária no Distrito de Vila Alegria, incluindo área do distrito de Espirito Santo, pertencentes ao município de Três de Maio e, ainda, parte do Distrito de Inhacorá, pertencente ao município de Chiapeta.
Através da Lei Estadual n. 8502 de 31/12/1987, é criado o Município de Alegria.




O nome do município surgiu por questão do prefeito de Três de Maio, Ceslau Sawitzki, que na década de 1940 possuía um estabelecimento comercial na cidade e devido a comunidade sentir-se num local progressista e alegre. Outra versão, segundo a prefeitura municipal é de que o nome originou- se de um enfrentamento entre índios e brancos (colonizadores) que para comemorar a vitória organizaram O BAILE DA ALEGRIA desde quando então passou a Ter a denominação que até hoje perdura. Nome anterior: Vila Alegria.

CASCATA, Por MARCIO
Origem do Nome

Nenhum comentário:

Postar um comentário